FAQ Ararinha

Projeto Ararinha FAQ – Versão 0.2 – 23 de Março de 2013

  1. O que é projeto Ararinha?
  2. A quem se destina?
  3. O projeto está operacional?
  4. É possível utilizar o Ararinha para aplicações profissionais ou comerciais?
  5. O que pretende o projeto?
  6. Quando estarão disponíveis os projetos das partes do Ararinha?
  7. É possível construir o sistema a partir dos projetos básicos?
  8. Qual a unidade de piloto automático utilizada?
  9. Existirá piloto automático nacional e de domínio público para o sistema?
  10. O que caracteriza um Ararinha?


  1. O que é o projeto Ararinha?

O Ararinha é uma iniciativa acadêmica, aberta e de baixo custo para o desenvolvimento de sistemas aéreos não tripulados, compreendendo quatro aspectos básicos: aeronave, controle de voo, comunicação e carga paga (missões). Ele é a primeira iniciativa do GISA – Grupo de Interesse em SisVANTs e Aplicações, sediado no Departamento de Sistemas de Computação da USP em São Carlos. Todo o projeto da aeronave e instruções para a sua construção serão disponibilizados em www.gisa.icmc.usp.br.

  1. A quem se destina?

O Ararinha é voltado para entusiastas em Sistemas Aéreos não Tripulados e suas Aplicações. Nesse sentido, ele é classificado e pode ser operado dentro das restrições que a ANAC impõe para os aeromodelos.

  1. O projeto está operacional?

Sim, porém a documentação das partes está sendo gerada conforme a disponibilidade dos colaboradores do projeto.

  1. É possível utilizar o Ararinha para aplicações profissionais ou comerciais?

Tecnicamente, o Ararinha pode realizar as mesmas tarefas que muitas aeronaves não tripuladas voltadas para uso profissional. Será disponibilizada no site do GISA a documentação básica para solicitação, junto à ANAC, de uso do Ararinha nesta classe de aplicações .

  1. O que pretende o projeto?

O Ararinha é composto de uma aeronave versátil, com 4 tipos diferentes de sistema de propulsão e sistemas de pouso/decolagem. O sistema está aberto para iniciativas de novas soluções aerodinâmicas, propulsão, controle, comunicação e missão. Inicialmente, o sistema de controle está baseado em outra iniciativa aberta, o Ardupilot. Outras opções de controle estão em desenvolvimento no GISA.

  1. Quando estarão disponíveis os projetos das partes do Ararinha?

Embora seja uma iniciativa acadêmica, e portanto não remunerada que depende da mão de obra entusiasta dos colaboradores do projeto, pretende-se respeitar as seguintes datas de publicação dos projetos.

  1. É possível construir o sistema a partir dos projetos básicos?

Sim. Todas as informações necessárias estão presentes. Porém, pessoas sem experiência na área podem ter dificuldades. Para isto, serão disponibilizados tutoriais mostrando a construção de todas as partes, das ferramentas básicas, da montagem do sistema, dos testes, e da calibração da aeronave e dos controladores de voo.

  1. Qual a unidade de piloto automático utilizada?

A primeira versão do sistema utiliza um piloto automático de domínio público: ardupilot.co.uk.

  1. Existirá piloto automático nacional e de domínio público para o sistema?

Sim. Aguardem para agosto de 2013 o hardware nacional (em desenvolvimento no ICMC) do piloto automático (ainda executando uma versão customizada do software ardupilot). Para agosto de 2014 espera-se a publicação do software nacional (também em desenvolvimento no ICMC). Serão disponibilizados mecanismos para que outras pessoas possam contribuir no desenvolvimento destes projetos.

  1. O que caracteriza um Ararinha?

Diversos aspectos do projeto Ararinha são padrão e devem ser respeitados para que a aeronave possa utilizar o nome Ararinha. Por exemplo, a cauda em V, o sistema de fixação da cauda e da asa e a fuselagem estilizada. A razão para isso é permitir o desenvolvimento, por colaboradores do projeto, de partes otimizadas da aeronave e sua utilização em qualquer aeronave construída. Por exemplo, uma asa com dispositivos de hiper-sustentação para operação de pouso e decolagem em locais restritos. Outro motivo, é a realização de competições entre Ararinhas que serão promovidas pelo GISA. Aguarde em breve, a publicação da Especificação 1.0 da aeronave.